Esferas para homocinética
A Emtecorp trabalha com a linha completa de esferas para homocinética. Somos referência no mercado de reposição dessas esferas e trabalhamos apenas com esferas de precisão e com certificado ISO 9001.
A junta homocinética é um componente que possibilita a transmissão de força do motor, de maneira constante, para as rodas do veículo. Ela possui um eixo, anel interno, externo e uma “gaiola” que serve de sede para as esferas do conjunto; e interliga as rodas de tração, ao eixo de transmissão. São construídas de maneira a permitir uma movimentação completa de ângulos, para que sejam assimiladas as irregularidades do terreno e o esterçamento do conjunto de direção.
Gaiolas para Homocinética
Fornecemos, além das esferas para homocinética, gaiolas para juntas homocinéticas. Essas gaiolas, junto com as esferas e com outras partes formam a junta homocinética.
A junta homocinética trabalha como um rolamento. Possui uma parte interna e outra externa que são separados por uma “gaiola” que tem a função de ser cede das esferas do rolamento junto à parte fixa do semi-eixos. Tanto a gaiola como a parte fixa do eixo possuem canais, por onde as esferas podem deslizar permitindo assim o movimento da parte externa da junta homocinética em vários ângulos.
Rolamentos de Aço Cromo
A Emtecorp trabalha principalmente com rolamentos de esferas, importados, da marca FANN, de ótima qualidade, de aço cromo, com certificado ISO 9001 e das séries 6000, 6200 e 6300.
Os rolamentos rígidos de esferas fornecidos pela Emtecorp, com dupla vedação (ZZ ou 2RS) são lubrificados com graxa para uso permanente, o que evita a corrosão interna e aumenta a vida útil do rolamento, bem como evita a manutenção periódica.
O rolamento é um importante componente, composto por um conjunto de peças (anel interno, elemento rolante, gaiola, anel externo), que permite um suave movimento de rotação, tendo como objetivos reduzir ao mínimo o atrito e facilitar a rotação.
Existem vários tipos diferentes de rolamentos (de esferas, de roletes, de agulhas), em diferentes tamanhos e medidas, cada um proporcionando uma capacidade e sentido de carga, velocidade de rotação, etc. Podem ser abertos; ou vedados para proteger o elemento rolante de sujeira e umidade externas.
Rolamentos rígidos de esferas
Os rolamentos rígidos de esferas tem as mais diversas aplicações. São os rolamentos mais utilizados no mercado, podendo ser aplicados tanto nas aplicações de baixo giro, como nas de alta rotação, tais como bicicletas e motos, alternadores e produtos industriais em geral.
Padrão de qualidade de rolamentos
Existem muitos fatores que influenciam na qualidade dos rolamentos. Para começar, deve-se analisar se o rolamento foi produzido de acordo com as normas internacionais de produção (ISO e/ou ABEC).
Essas normas estabelecem tolerâncias de medidas, ruído e capacidade de velocidade.
Normalmente, os rolamentos são fabricados em aço cromo. Existem também rolamentos fabricados em aço carbono (rolamentos de baixa qualidade) e rolamentos fabricados em aço inoxidável (para resistirem à contato com material corrosivo).
Na denominação ABEC há cinco classes, de maior para menor tolerâncias. Quanto maior o número ABEC, maior a precisão do rolamento fabricado.
A ISO também possui os mesmos parâmetros da ABEC, veja a equivalência abaixo:
ABEC 1 aproximadamente igual a ISO P0
ABEC 3 Approximately equal to ISO P6ABEC 3 aproximadamente igual a ISO P6
ABEC 5 Approximately equal to ISO P5ABEC 5 aproximadamente igual a ISO P5
ABEC 7 Approximately equal to ISO P4ABEC 7 aproximadamente igual a ISO P4
ABEC 9 Approximately equal to ISO P2ABEC 9 aproximadamente igual a ISO P2
A terminologia ABEC é muito conhecida entre os skatistas que acreditam que rolamento bom é rolamento ABEC 7 ou 9. Na verdade, os rolamentos no skate giram em baixa rotação e não são necessários rolamentos com precisão ABEC 7 ou 9.
Apesar de determinarem padrões de qualidade, o fato de um rolamento ser ABEC 1 ou P0, ou ser classificado em outra classe de precisão não significa necessariamente que seja um rolamento melhor que outro classificado em classe inferior, pois a qualidade do rolamento depende de outras coisas como, por exemplo, o material e a qualidade das peças que nele estão (esferas de aço, gaiolas, anéis internos e externos e vedação).
Graxas Especiais
Trabalhamos com diversos tipos de graxa em embalagens de sachê com bico e pote, todos para facilitar a aplicação. A nossa linha de graxas especiais é composta de:
- Graxa Branca de Cálcio (sachê de 80g)
- Graxa Branca de Lítio (sachê de 80g)
- Graxa Azul de lítio (sachê de 80g)
- Graxa Grafitada (sachê de 80g e pote de 485g)
- Graxa Multiuso (pote de 95g)
Cada uma dessas graxas é indicada para um tipo diferente de aplicação. As graxas a base de cálcio são muito resistentes à água, mas não suportam altas temperaturas. As graxas de lítio são resistentes à água e suportam altas temperaturas. A graxa grafitada é a base de cálcio e devido ao fato de ter grafite, fornece proteção ao atrito, ou seja, protege peças lubrificadas de danos causados por colisão.
Temos informativos técnicos sobre todas essas graxas. Se você for cadastrado no site, poderá fazer o download.
Se preferir, entre em contato conosco e consulte nossos especialistas.
Graxa à Base de Lítio
A Tutela Alfa 2K é uma graxa de múltipla aplicação, altamente recomendada para rolamentos e uso industrial. Esta graxa contém aditivos anti-oxidantes, hidro-repelentes e óleos minerais selecionados, o que garante excelente qualidade.
Esta graxa foi desenvolvida para aplicações onde se faça necessária uma forte aderência, alta resistência à temperatura (ponto de gota 170 º C) e a lavagem sob pressão por água.
É uma graxa especial, de cor caramelo, de alto rendimento e durabilidade, com ISO 9002.
Correias em V
As correias em "V" são um ótimo sistema de transmissão de força, com mínima perda de potência.
São utilizadas em diferentes sistemas, como em motores, compressores, implementos agrícolas e máquinas industriais em geral.
Oferecemos correias de excelente qualidade da marca IPT, com certificado ISO 9001, nos tamanhos A-30 e A-53.
Esferas de Aço
A Emtecorp trabalha com uma enorme variedade de diâmetros, classes de precisão e materiais de esferas de aço, tais como aço cromo, carbono e inox; todas as esferas contam com certificado de qualidade ISO 9001 e ISO/TS 16949 : 2009, para atender as mais diversas demandas do setor agrícola.
O processo de fabricação de esferas de aço é composto pelas seguintes etapas: estampagem, desbaste, tratamento térmico, retífica, lapidação, inspeção final e embalagem.
Esferas de aço Carbono: As esferas de aço carbono AISI 1010-1060, devido à sua ótima relação custo/benefício, são as mais utilizadas e as de aplicações mais diversificadas no mercado. Elas têm alta dureza e uma boa resistência a esforço mecânico e são utilizadas em rolamentos de menor giro, acessórios agrícolas, engate rápido, etc.
As esferas de aço carbono não são resistentes à corrosão e devem trabalhar lubrificadas.
Esferas de aço Cromo: As esferas de aço cromo AISI E52100, são as esferas de maior dureza, o que as tornam as mais resistentes a esforço mecânico e aptas para as mais diversas aplicações, como por exemplo: rolamentos de alto giro e componentes de freio de trator, etc; são geralmente fabricadas em classes de maior precisão.
As esferas de aço cromo não são resistentes à corrosão e devem trabalhar lubrificadas.
Esferas de aço inox: As esferas de aço inox são utilizadas aonde se exige resistência à corrosão.
Dividem-se em basicamente dois tipos, descritos a seguir:
As ligas AISI 304-316 são de baixa dureza e para baixo esforço mecânico, sendo mais resistentes a soluções orgânicas e inorgânicas, água, maresia, etc; são usadas em válvulas, pulverizadores, etc. Estas esferas são levemente atraídas por ímã.
As ligas AISI 420-440C são de alta dureza e suportam grande esforço mecânico, são resistentes a água, vapor, álcool, gasolina; usadas em rolamentos, válvulas, bombas de água e em outras aplicações. Estas esferas, assim como as aço cromo e as de aço carbono, são atraídas por ímã.