Informações
- Categoria: Autopeças
A Emtecorp trabalha com uma enorme variedade de diâmetros, classes de precisão e materiais de esferas de aço, tais como esferas em aço cromo, esferas em carbono e esferas em aço inox; todas com certificado de qualidade ISO 9001 e ISO/TS 16949 : 2009, para atender as mais diversas demandas...
Descrição
A Emtecorp trabalha com uma enorme variedade de diâmetros, classes de precisão e materiais de esferas de aço, tais como esferas em aço cromo, esferas em carbono e esferas em aço inox; todas com certificado de qualidade ISO 9001 e ISO/TS 16949 : 2009, para atender as mais diversas demandas industriais.
O processo de fabricação de esferas de aço é composto pelas seguintes etapas: estampagem, desbaste, tratamento térmico, retífica, lapidação, inspeção final e embalagem.
Esferas de aço Carbono: As esferas de aço carbono AISI 1010-1060, devido à sua ótima relação custo / benefício, são as mais utilizadas e as de aplicações mais diversificadas no mercado. Elas têm alta dureza e uma boa resistência a esforço mecânico e são utilizadas em rolamentos de menor giro, rodas e rodízios, esquadrias, móveis, engate rápido, etc.
Para os casos de aplicações de mínimo esforço mecânico, como em rodízios de janelas, trincos, soldas e outras aplicações, as esferas de aço carbono podem ser usadas sem tratamento térmico, o que resulta em custos ainda mais econômicos.
As esferas de aço carbono não são resistentes à corrosão e devem trabalhar lubrificadas.
Esferas de aço Cromo: As esferas de aço cromo AISI E52100, são as esferas de maior dureza, o que as tornam as mais resistentes a esforço mecânico e aptas para as mais diversas aplicações, como por exemplo: rolamentos de alto giro, produtos e acessórios das linhas industrial e automotiva, caixas de direção, fusos de esferas, etc; são geralmente fabricadas em classes de maior precisão do que as esferas de aço carbono.
As esferas de aço cromo não são resistentes à corrosão e devem trabalhar lubrificadas.
Esferas de aço inox: As esferas de aço inox são utilizadas aonde se exige resistência à corrosão.
Dividem-se em basicamente dois tipos, descritos a seguir:
As ligas AISI 304-316 são de baixa dureza e para baixo esforço mecânico, sendo mais resistentes a soluções orgânicas e inorgânicas, água, maresia, etc; são usadas em válvulas, pulverizadores, indústria alimentícia, química e têxtil, aparelhos medicinais. Estas esferas de aço inox 304 e 316 são levemente atraídas por ímã.
As ligas AISI 420-440C são de alta dureza e suportam grande esforço mecânico, são resistentes a água, vapor, álcool, gasolina; usadas em rolamentos, válvulas, bombas de água, ponta de canetas e em outras aplicações. Estas esferas de aço inox 420 e 440, assim como as de aço cromo e as de aço carbono, são atraídas por ímã.